sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Marcílio afirma que Messejana atende a todos os critérios de Emancipação



O vereador Marcílio Gomes (PSL), durante pronunciamento na manhã desta quinta-feira, 06, na tribuna da Câmara, afirmou que Messejana atende a todos os critérios estabelecidos pela Assembleia Legislativa para sua emancipação. A fala do parlamentar foi motivada pela ausência do nome de Messejana em uma matéria publicada pelo jornal Diário do Nordeste tratando sobre o plebiscito para a criação de novos municípios.
Segundo Marcílio, o plebiscito no Estado depende do Superior Tribunal Federal, que julga se a consulta popular é ou não uma Ação Direta de Inconstitucionalidade. “Se a lei fala em uma parte de qualquer município, evidentemente não precisa ser um distrito. Nós temos que olhar para o progresso, Messejana é uma imensidão, não há razão nenhuma para não ser emancipada. Messejana já foi por duas vezes município, sendo relegada à categoria de bairro”, salientou Marcílio.
Além disso, de acordo com o parlamentar, o Ceará é quem mais faz exigências para julgar a emancipação. Entre os critérios estão ter população superior a 8.000 habitantes e eleitorado não inferior a 40% da sua população. E, para ele, Messejana se encaixa nesses requisitos. “Se Messejana passa a ser município, as consequências para Fortaleza não serão desastrosas. Messejana ganha muito e Fortaleza ganha muito”.
Em aparte, o vereador Dr. Ciro (PTC) afirmou que é favorável à emancipação e que deseja que isso ocorra. “Claro que devem existir regras. O Estado tem poucos municípios. Temos que aumentar o número dos municípios”.
Para finalizar, Marcílio afirmou que já foram decretados pela Assembleia Legislativa e sancionados pelo Governo, 30 municípios. Existindo 10 que estão próximos de terem suas emancipações decretadas. “Para que o fortalezense tenha ideia, nós perdemos para Rio Grande do Norte e Paraíba que tem mais municípios que o Ceará”.
FONTE: http://www2.cmfor.ce.gov.br/~cmfor/noticias/marcilio-afirma-que-messejana-atende-a-todos-os-criterios-de-emancipacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário